Blender 3D: o que é e o que faz
Segundo BRITO (2010 p. 15), Blender é um software de modelagem e animação 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contanto que disponibilize tais melhorias à comunidade.
Para faciliar as coisas, vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar e redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.
Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos alguns tipos de arquivo externos, mudamos as dimensões, rotação e assim por diante.
O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentre outras inúmeras possibilidades.
Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem ser executadas no Blender.
Obs.: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site < [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] >.
Modelagem
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Funciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.
Animação
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Desde animações simples, como deslocamento e rotações, até a articulação de personagens e simulações de fluídos, tecidos, corpos rígidos e etc.
Simulação de pêlos e cabelo
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A imagem acima mostra uma esfera partículas tipo Hair, ou seja, cabelo. Foi ativado o Hair Dynamics, que possibilita dar movimento aos fios quando o corpo principal (esfera) é animada.
Uma característica interessante do Hair no Blender é que você pode penteá-lo em tempo real. Isso mesmo! Você conta com ferramentas que além de pentear os cabelos virtuais, também os enrola, corta e faz crescer. É como ser um cabeleireiro com poderes extras.
A partícula Hair pode ser usada também para simular grama e mesmo reagir com outros elementos, como vento, personagens caminhando ou corpos rígidos que eventualmente colidirão com ela.
Simulação de tecidos
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Permite simular toda a sorte de tecidos, como algodão, cotton, couro e afins. Na imagem acima o modificador de tecido ou Clothe, como é conhecido, foi combinado com o Hair, para criar o efeito de couro com lã.
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Quando visto de perto, podemos atestar a qualidade do efeito criado com a lã e sua deformação combinada com a do tecido.
Os cálculos de deformação do tecido, bem como dos outros modificadores semelhantes são feitos automaticamente. No caso acima, foi colocada uma esfera que levanta o tecido pelo meio.
O tecido também poderá reagir com forças externas, como o vento. é muito fácil criar, por exemplo, aquele efeito de bandeira tremulando ao vento, tão solicitado em materiais de publicidade.
Simulação de fluídos
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Através do modificador Fluid você poderá simular líquidos como água, mel e óleo (pré-configurados) e outros mediante a alteração da configuração dos dados do fluído.
Outros simuladores e modificadores
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O Blender ainda conta com simuladores específicos de fumaça e gases, explosão, corpos rígidos (tijolos, dominós), corpos flexíveis (borracha), turbulência, magnetismo e afins.
Cruzando-se um efeito com outro, como por exemplo, o Explode com o Smoke pode se chegar a resultados surpreendentes. A necessidade e a criatividade são os dois motores básicos de um trabalho bem feito.
Motor de Jogos (Game Engine)
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O Game Engine é um módulo do Blender que permite a criação de jogos e aplicações 3-D interativas.
Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentações em tempo real na área de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados como para fachadas e grandes empreendimentos.
Como o Blender 2.5x ainda está sendo desenvolvido, ainda é cedo para tratar de assuntos como interoperabilidade (importers & exporters) e Python script, duas outras características marcantes do programa.
Felizmente existem muitas ferramentas que por sí só garantem a possibilidade de execução de bons trabalhos e diversão garantida.
to aprendendo ou seja primeiro postando tuto que n e meu para dps vim aqui com meus propio tuto
Segundo BRITO (2010 p. 15), Blender é um software de modelagem e animação 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contanto que disponibilize tais melhorias à comunidade.
Para faciliar as coisas, vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar e redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.
Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos alguns tipos de arquivo externos, mudamos as dimensões, rotação e assim por diante.
O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentre outras inúmeras possibilidades.
Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem ser executadas no Blender.
Obs.: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site < [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] >.
Modelagem
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Funciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.
Animação
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Desde animações simples, como deslocamento e rotações, até a articulação de personagens e simulações de fluídos, tecidos, corpos rígidos e etc.
Simulação de pêlos e cabelo
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A imagem acima mostra uma esfera partículas tipo Hair, ou seja, cabelo. Foi ativado o Hair Dynamics, que possibilita dar movimento aos fios quando o corpo principal (esfera) é animada.
Uma característica interessante do Hair no Blender é que você pode penteá-lo em tempo real. Isso mesmo! Você conta com ferramentas que além de pentear os cabelos virtuais, também os enrola, corta e faz crescer. É como ser um cabeleireiro com poderes extras.
A partícula Hair pode ser usada também para simular grama e mesmo reagir com outros elementos, como vento, personagens caminhando ou corpos rígidos que eventualmente colidirão com ela.
Simulação de tecidos
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Permite simular toda a sorte de tecidos, como algodão, cotton, couro e afins. Na imagem acima o modificador de tecido ou Clothe, como é conhecido, foi combinado com o Hair, para criar o efeito de couro com lã.
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Quando visto de perto, podemos atestar a qualidade do efeito criado com a lã e sua deformação combinada com a do tecido.
Os cálculos de deformação do tecido, bem como dos outros modificadores semelhantes são feitos automaticamente. No caso acima, foi colocada uma esfera que levanta o tecido pelo meio.
O tecido também poderá reagir com forças externas, como o vento. é muito fácil criar, por exemplo, aquele efeito de bandeira tremulando ao vento, tão solicitado em materiais de publicidade.
Simulação de fluídos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Através do modificador Fluid você poderá simular líquidos como água, mel e óleo (pré-configurados) e outros mediante a alteração da configuração dos dados do fluído.
Outros simuladores e modificadores
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O Blender ainda conta com simuladores específicos de fumaça e gases, explosão, corpos rígidos (tijolos, dominós), corpos flexíveis (borracha), turbulência, magnetismo e afins.
Cruzando-se um efeito com outro, como por exemplo, o Explode com o Smoke pode se chegar a resultados surpreendentes. A necessidade e a criatividade são os dois motores básicos de um trabalho bem feito.
Motor de Jogos (Game Engine)
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O Game Engine é um módulo do Blender que permite a criação de jogos e aplicações 3-D interativas.
Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentações em tempo real na área de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados como para fachadas e grandes empreendimentos.
Como o Blender 2.5x ainda está sendo desenvolvido, ainda é cedo para tratar de assuntos como interoperabilidade (importers & exporters) e Python script, duas outras características marcantes do programa.
Felizmente existem muitas ferramentas que por sí só garantem a possibilidade de execução de bons trabalhos e diversão garantida.
to aprendendo ou seja primeiro postando tuto que n e meu para dps vim aqui com meus propio tuto