BGames
Olá visitante! Seja bem vindo á BGames!

Para ter total acesso ao nosso fórum é preciso que você se registre.

Registre-se Aqui!


PARA VER LINKS E IMAGENS É PRECISO SE REGISTRAR!


BGames
Olá visitante! Seja bem vindo á BGames!

Para ter total acesso ao nosso fórum é preciso que você se registre.

Registre-se Aqui!


PARA VER LINKS E IMAGENS É PRECISO SE REGISTRAR!

BGames
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BGamesEntrar

Fórum de Desenvolvimento de Jogos e Programação


descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyTutorial Básico para Iniciantes

more_horiz

O Game Maker tem dois modos de trabalho, o modo basico e o modo avançado. Custumo usar o modo avançado por oferecer mais opções.

O Jogo é formado por funções (imagem). Explicarei cada uma em detalhes.


Sprite:

São
as imagens usadas no programa, nos objetos. São personagens, quadrados,
menus, etc. Os Sprites são essenciais para um jogo. Quando você clica
nele aparece uma janela (imagem).



---------------


Deve ser posto o nome do Sprite. Isso não influencia no jogo de nenhuma forma.



No botão você carrega uma imagem do computador. Os tipos suportados são muitos, inclusive GIF.
Abaixo tem as estatisticas de tamanho e mais abaixo tem o numero de quadros (se for animada).



O
botão abre um programa interno do game maker de edição de imagem e
animação. O programa é simples de mecher. A transparencia é um recurso
muito importante. È altomatica, basta clicar e pronto. Se não sair como
você quer, edite a imagem e deixe-a transparente manualmente.



A origem é o ponto que vai influenciar na posição da imagem. Normalmente é o canto ou o centro.


Sound:

Aqui é configurado os sons do jogo. Todo o som DEVE ser programado com esse comando.



---------------


Nome do som, lembrando que não influencia no jogo.



O
"Load" abre o som de um arquivo, suporta apenas 3 tipos de arquivo. A
seta verde da play no som, o quadrado vermelho para a exibição do som.
O "save" salva o arquivo de som em seu PC.

Os procimos comandos não precisam ser explicados, o nome deles já disem tudo.



Quando
o "preload" está ativado a musica é carregada no momendo em que o jogo
é iniciado. Deve-se tomar coidado com essa função, pois se for usada
com muitas musicas grandes pode ocorre falta de memoria RAM, travando o
computador. O botão de edição permite que o som sejá editado por um
programa interno do Game Maker.


background:

Pode ser
utilizado para duas funções, tela de fundo e como uma especie de
tileset. Tem o campo para incerir nome que eu não vou mais explicar. As
outras opções estão logo abaixo:



---------------


A
primeira opção ativa as bordas lisas. A segunda é o preload, já foi
explicada na parte de sons. A ultima e mais atrativa opção é a de
tilesets. clicando nela aparecerá mais uma serie de comandos.



A
unica opção que nessecita ser preenchida é o tamanho de cada quadrado.
Caso va usar um tileset do RPG Maker o tamanho deve ser 32 por 32. o
tamanho total da imagem não tem limite.


Path:

Esse comando permite faser rotas para que objetos a sigam. É o mesmo que botar varios comandos de movimento

junto, mas é economico e bem mais simples.



---------------


Para desenhar um caminho basta clicar nos quadrados e faser a rota que desejar.



A primeira opção faz o desenho reto A segunda apresenta um desenho com curvas .


Script:

Esse
eu não tenho muito o que falar. A janela é muito simples, um campo
grande para o código e o botão que verifica erros no código.


Font:

O Game Maker tem tambem o recurso de escrever na tela. Com esse comando definimos as fontes que esse recurso vai utilizar.



---------------


È definido a fonte, seu tamanho e se é negrito e italico. Simples até demais...


Time Line:

Como
o propio nome já dis, é uma linha do tempo. Tem a mesma finalidade dos
objetos (Eventos), mas trabalha com o tempo. Por exemplo: Assim que for
chamado ele vai mover o personagem para cima. um segundo depois vai
move-lo para o lado, três segundos depois vai move-lo para baixo...



---------------


Add
- adiciona um novo "momento" a ser executado. Na janela que se abre,
deve colocar o tempo de espera entre o inicio dele e a execução dos
comandos. Consedere que 10 é igual a 1 segundo.
Change - Edita um "momento" já criado.
Delete - Deleta um "momento" já criado.
Duplicate - Duplica um "momento" já criado.

Os comandos que podem ser usados serão explicados depois.


Object:

Seria
um parente procimo dos eventos do RPG Maker. Tem inicio apartir de
condições, ex: Se apertar a tecla Espaço vai acontecer tal tal tal.
Eles não são unicos, portanto podem ter mutiplas utilizações, até mesmo
utoliza-lo varias veses no mesmo mapa.



---------------


Aqui
deve ser definido o sprite do objeto. Nas duas abaixo é definido se ele
é visivel ao jogador e se ele é solido (permite passagem).

Quando
se clica em "Add Event" uma nova janela se abre, são as condições de
inicio (imagem). Escolha uma delas e coloque os comandos (Que serão
explicados depois).




Room:

As Rooms são,
basicamente, a janela do jogo. É nela que tudo acontece. Poderiam ser
comparados com os Mapas ou as Scenes do RM. Lá é incerido os objects, o
tileset e o(s) pano(s) de fundo (background). Num jogo de avião por
exemplo, cada room poderia ser um nivel.



---------------


Aqui deve ser definido o tamanho da grade. Não que isso va influenciar no jogo.



Nessa opção você seleciona um objeto e incere ele no espaço cinza. Um mesmo objeto pode ser posto mais de uma vez em uma room.



Na aba "Settings" é definido algumas propriedades do jogo.

Name: Nome da room, não interfere no jogo
Caption: Nome da room, interfere no jogo
Width: Largura da room
Heigth: Altura da room
Speed: Padrão de movimento da room (recomendo não alterar)



Na aba tiles, você seleciona um background que servira de tileset para o mapa, depois vai mapeando-o.



Na aba "backgrounds" está toda a configuração de plano de fundo:

Draw background color: Em caso de não haver plano de fundo, vai ter outra cor?
Color: Qual?
Na listagem você poderá selecionar um das camadas. podendo haver no máximo 7.
Visible when room starts: Essa camada vai ser visivel?
Depois seleciona-se qual a imagem de plano de fundo para a camada selecionada.
Tile hor.: Repetição horisontal?
Tile vert.: Repetilçao vertical?
X: Posição da imagem
Y: Posição da imagem
Hor. Speed : Rolamento horisontal
Vert. Speed : Rolamento vertical



Credito:juninho da gaviao Tutorial Básico para Iniciantes 418230605

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
um programa para criar jogo Tutorial Básico para Iniciantes 3666372071

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
Paulo henrique sutter estou te dando uma adivertência de flood! Cuidado para não ser banido!

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
muito bom mesmo!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
Muito bom cara esse tutorial me deu uma luz pra fazer umas paradas aki agr

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
Gostaria de saber aonde eu posso fazer perguntas para engines de game, como que engine usar etc...

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
Feltrazback escreveu:
Muito bom cara esse tutorial me deu uma luz pra fazer umas paradas aki agr


ola fico feliz que tem planos para com a bgames mas devo adivertilo que noso amigo "furios" o advertiu siguinifica que a algo de errado com o tutorial dele de uma lida no forum da bgames regras do forum iso sera mas efetivo e mas esclareçedor

descriptionTutorial Básico para Iniciantes EmptyRe: Tutorial Básico para Iniciantes

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder