Neste tutorial, você aprenderá como usar Normal Maps.
Para este tutorial vou utilizar esta textura retirada no site Filter Forge.
Começe adicionando um novo material em seu objeto, caso ele ainda não possua um. Para isso vá até o painel Shading (F5) e na aba Links and Pipeline, que encontra-se no menu Material buttons , clique em Add New.
Em seguida vá para o menu Texture Buttons e na aba Texture adicione uma nova textura clicando em Add New. Certifique-se de que o na aba Preview o botão Mat está ativado.
Ainda na aba Texture, selecione um tipo de textura em Texture Type (clique em None e um menu com as opções abrirá). No meu caso é uma imagem, portanto vou escolher a opção Image.
Duas novas abas vão surgir, Image e Map Image. Primeiro, na aba Imagem, clique em Load para abrir a imagem que será utilizada como textura.
Navegue em seu HD até encontrar a imagem desejada. Agora, na aba Map Image, clique em Normal Map, para a textura ser calculada pelas cores.
Agora volte para o menu Material buttons e na aba Map To faça as seguintes modificações: desative a opção Col e ative a opção No, já que nós não queremos que a textura apareça no render, apenas que ela simule relevo no objeto.
Pronto, seu objeto já possui a simulação de relevo gerada pela textura, mas você pode aumentar ou diminuir este relevo. Basta alterar o valor da opção Nor que por padrão está em 0.50 (quanto maior o valor, maior o relevo)
Se por acaso você perceber que no render o relevo está ao contrario, basta clicar mais uma vez em Nor. O escrito ficará amarelo e a textura será invertida.
E temos o resultado final! Para completar seu material, use também texturas Color Map e outros tipos para os destalhes, como uma Specular Map.
Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário.
Fonte. Blender total
Para este tutorial vou utilizar esta textura retirada no site Filter Forge.
Começe adicionando um novo material em seu objeto, caso ele ainda não possua um. Para isso vá até o painel Shading (F5) e na aba Links and Pipeline, que encontra-se no menu Material buttons , clique em Add New.
Em seguida vá para o menu Texture Buttons e na aba Texture adicione uma nova textura clicando em Add New. Certifique-se de que o na aba Preview o botão Mat está ativado.
Ainda na aba Texture, selecione um tipo de textura em Texture Type (clique em None e um menu com as opções abrirá). No meu caso é uma imagem, portanto vou escolher a opção Image.
Duas novas abas vão surgir, Image e Map Image. Primeiro, na aba Imagem, clique em Load para abrir a imagem que será utilizada como textura.
Navegue em seu HD até encontrar a imagem desejada. Agora, na aba Map Image, clique em Normal Map, para a textura ser calculada pelas cores.
Agora volte para o menu Material buttons e na aba Map To faça as seguintes modificações: desative a opção Col e ative a opção No, já que nós não queremos que a textura apareça no render, apenas que ela simule relevo no objeto.
Pronto, seu objeto já possui a simulação de relevo gerada pela textura, mas você pode aumentar ou diminuir este relevo. Basta alterar o valor da opção Nor que por padrão está em 0.50 (quanto maior o valor, maior o relevo)
Se por acaso você perceber que no render o relevo está ao contrario, basta clicar mais uma vez em Nor. O escrito ficará amarelo e a textura será invertida.
E temos o resultado final! Para completar seu material, use também texturas Color Map e outros tipos para os destalhes, como uma Specular Map.
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Fonte. Blender total