Para realizar esta tutorial usarei o sistema operacional Windows XP, mas o processo deve ser igual ou semelhante para outras sistemas.

Como a integração ainda não é completa e não existe uma versão do V-Ray feita especialmente para o Blender, precisamos fazer algumas coisas fora do Blender. Para acaber de ler este tópico você deve adquiri-lo!

Para realizar esta tutorial usarei o sistema operacional Windows XP, mas o processo deve ser igual ou semelhante para outras sistemas.

Como a integração ainda não é completa e não existe uma versão do V-Ray feita especialmente para o Blender, precisamos fazer algumas coisas fora do Blender. Vá até o Disco Local (C: ) do seu computador e crie uma pasta chamada Maya (C:\Maya). Dentro desta pasta, crie outra chamada plugins (C:\Maya\plugins). Na verdade você pode chamar esta pasta como quiser, ao invés de “Maya”, por exemplo, pode ser “vray”, apenas lembre-se deste local.

Agora nós precisamos do V-ray. Caso você já possua ele, ótimo. Mas detalhe: precisa ser a versão para o Maya.

O V-Ray foi desenvolvido pelo Chaos Group e é um renderizador pago. Mas podemos utilizar uma versão demo. Acesse o site do Chaos Group e crie uma conta (é necessário, mas é gratuito). Depois de criar a conta você já pode baixar o V-Ray.

Para baixá-lo, visite a área de downloads do site escolha baixar a versão do V-Ray maya85 (ou se já estiver disponível, baixe a versão mais nova).
[Tutorial] Usando V-ray com Blender Vray1
A instalação é bastante simples. Após o fim do download execute o instalador.

Neto Lima deu uma dica para quem está usando Windows Vista: Após baixar o arquivo, clique com o botão direito e vá até propriedades. Logo em baixo, clique no botão desbloquear e dê ok para que o arquivo não sofra nenhum bloqueio durante a instalação. Para começar a instalação, clique com o botão direito novamente no arquivo e clique em executar como administrador.

Avance até chegar na parte “Destivation Folder”. Precisamos selecionar as pastas em que o V-Ray instalará os arquivos.

No primeiro campo, “Maya root folder”, selecione a pasta Maya que criamos anteriormente (C:\Maya). E no segundo, “V-Ray plugin destination folder”, a pasta plugins (C:\Maya\plugins). O último campo, “V-Ray additional files”, pode ser deixado como padrão, mas se você preferir pode criar uma pasta share (C:\Maya\share) e instalar nela.
[Tutorial] Usando V-ray com Blender Vray2
Siga em frente, não precisamos configurar mais nada na instalação. O próximo passo é baixar o script.

Visite este site para baixar a última versão. Na página de downloads você encontra um link para a última versão estável do script. Para baixar, clique com o botão direito no link e escolha “Salvar link como…”.

Salve-o na pasta de scripts do Blender (C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts).

Atenção: se você não encontrar esta pasta é porque durante a instalação do Blender você definiu outro local para ela, então está em outro lugar. A pasta de scripts está, provavelmente, em Dados de aplicativos. O caminho para encontrar é semelhante a este:

C:\Documents and Settings\”Nome do Usuario”\Dados de aplicativos\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts

Agora só falta configurar o script no Blender. Abra o programa e divida a tela ao meio (caso você não saiba como fazer isso, visite esta documentação).
[Tutorial] Usando V-ray com Blender Vray4
Em seguida, na barra superior, vá em Render > V-Ray/Blender. Automaticamente uma das janelas se transformará em Script Window e o script de exportação será acionado.
[Tutorial] Usando V-ray com Blender Vray3
O objetivo deste tutorial não é abordar as configurações do render, portanto vamos apenas configurar o script. Na janela do script, mude para a aba chamada System (penúltima).
[Tutorial] Usando V-ray com Blender Vray5
Nas opções “Renderer” vamos selecionar o arquivo do renderizador V-Ray (vray.exe). Onde está V-Ray binary clique no botão “…” . Navegue pelo seu HD para encontrar o arquivo desejado. Se você criou as pastas igual ao tutorial ele estará em C:\Maya\plugins\bin\vray.exe

Pronto! Você já pode usar o V-Ray. Mas ainda temos um detalhe para quem está usando a versão demo. Ela só suporta uma resolução limite de 600×450. A resolução padrão está como 640×480, portanto não irá funcionar. Para mudar a resolução basta ir até a aba Render e mudar os valores.

Atenção: Nas versões mais novas do script o tamanho do render é alterado diretamente no Blender.
[Tutorial] Usando V-ray com Blender Vray6
Lembre-se de sempre, antes de renderizar, clicar no botão Expor Meshes. Depois de ter feito isso uma vez não será necessário exportar novamente, apenas se você modificar algum objeto, mudá-lo de posição ou criar um novo. Para outas mudanças (configurações de iluminação, materiais etc) não é necessário.

Para renderizar basta clica em “Render”. A janela de render pode demorar alguns segundos para aparecer, mas é normal.