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Fórum de Desenvolvimento de Jogos e Programação


description[Tutorial] Primeiro programa Empty[Tutorial] Primeiro programa

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Esse é o primeiro de uma serie de tutoriais que tem como objetivo a introdução a
programação na linguagem Objective-C. Uma linguagem que é utilizada no
desenvolvimento de aplicações para iOS e Mac os x.

É importante que você já saiba C ou C++, pois fica mais facil de aprender, pois a sintax do Objective-C e totalmente baseada em C. mudando apenas algumas palavras chaves e a orientação a objetos(Baseada em Smalltalk).

Utilizaremos o GCC para compilar nosso código

Primeiro programa:

Código:

Código:

/* Main.m
* GameDev.com.br
*/
#import <stdio.h>
#import <objc/Object.h>

// - Declaração da classe e metodos
@interface Robo: Object
{
   int n_Pecas;
   int n_Modelo;
}
-(void) Apresentacao;
@end

// - Implementação
@implementation Robo

-(void) Apresentacao
{
   n_Pecas = 1240;
   n_Modelo = 2356;
   printf("Sou o robo modelo %d constituido por %d peças.\n",n_Modelo,n_Pecas);
}

@end

//Função principal
int main( int argc, const char *argv[] ) 
{
   //Declara a classe robot e alloca na memoria depois inicializa.
   Robo *robot = [[Robo alloc] init];
   
   //Chama a função que faz a apresentação do robo
   [robot Apresentacao];
   
   //Elimina o robo da memoria
   [robot release];
   
   return 0;
}


GCC:
Citação:
gcc Main.m -o PrimeiroPrograma -l objc


Resultado


Entendendo o código:

-----------------------

Código:

Código:

#import <stdio.h>
#import <objc/Object.h>

#import - é uma macro utilizada para se importar bibliotecas para o nosso programa.


Citação:


Código:

Semelhante a #include do C e C++.

A biblioteca "stidio" é para entrada e saida de dados.
Já a objc/Object.h é para importar o objeto principal que é herdado pela nossa classe para ser tratada como
objeto e ter as funções de inicialização e alocação na memória.

-----------------------

Código:

Código:

@interface Robo: Object
{
int n_Pecas;
int n_Modelo;
}
-(void) Apresentacao;
@end


@interface Robo:Object
Primeiro o @interface que é definição da criação da classe(semelhante ao class em c++)
Logo vem o nome da nossa classe e depois de ":" uma herança da classe object que torna nossa classe
um objeto por completo.

Código:

Código:

{
int n_Pecas;
int n_Modelo;
}


Dentro deste bloco de código são definidas as variaveis da nossa classe.

-(void) Apresentacao;
Função da nossa classe. o sinal inicial "-" para funções.(Na prossima parte irei explicar mais detalhadamente)
(void) - Valor de retorno da função.
Apresentação - Nome chave da função.
@end - Fecha o bloco de definição da classe.

-----------------------

Código:

Código:

@implementation Robo
-(void) Apresentacao
{
        n_Pecas = 1240;
        n_Modelo = 2356;
        printf("Sou o robo modelo %d constituido por %d peças.\n",n_Modelo,n_Pecas);
}
@end]



@implementation Robo - Sinaliza a implementação das funções de nossa classe.
Logo após vem a implementação da função.
@end - Novamente finaliza o bloco de definição.


Créditos :

description[Tutorial] Primeiro programa EmptyRe: [Tutorial] Primeiro programa

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