1-Inciando
Primeiro devemos baixar a nossa IDE
Visual c++ 2005
uma das melhores IDEs que eu conheço(so é um pouco grandinha oO)

caso você tenha preguiça de baixar aqui vai outro(menorzinho)
Dev c++
menor que o visual c++, mas tambem não perde em qualidade e tem compilador proprio

2-Escrevendo o programa
Algum Iniciante escreveu:
Nossa começa logo que eu quero saber como cria meu programa fodão!

Antes de mais nada tenha ideia que você é apenas um iniciante e não vai sair criando programas "Fodões"
Acredite a maioria dos melhores programadores de c++ começaram com um simples "Hello Word!", então deixa
de preguiça e abra logo a sua IDE.

Outra coisa organize-se, não tem nada pior para um programador do que se perder no proprio workspace, por isso
crie uma pasta para cada projeto que fizer, organize os scripts, os headers e os objetos em pastas separadas.

bem chega de embromação e vamos começar

Código:

#include<iostream>

Iniciante escreveu:
Pra que diabos serve esse comando ai!?

bem calma, pra tudo tem explicação, esse comando se chama "diretivas" e geralmente são inciados por #(Sharp)e serve para indicar que estamos incuindo algum "header" no script.
ex:

Código:

#include<iostream>

No caso esse tal de iostream é na verdade uma biblioteca padrão do c++ por isso não necessita de .h, mas todas as outras bibliotecas necessitam da terminação .h

Código:



using namespace std;


Bem o comando "using" indica que estamos usando "algo" e não precisamos repeti-los no resto do codigo que n caso é o
"namespace" "std", mas você não precisa se preocupar com ele agora

Código:


int main()
{
}


Esse comando serve para indicar que aqui começa a função principal do programa, aqui ficarão digitados a maioria dos comandos da linguagem.
Assim como em GML(Game Maker Language) digitaremos os argumentos da função dentro das chaves('{' e '}')


cout<<"Ola mundo!" <Aqui é o argumento de nossa função, calma que eu vou explicar:
Cout(C Output): Nada mais é que uma função pertencente ao "using namespace std;" para indicar a saida de texto na tela

"Olá mundo": obviamente é o que vai aparecer na tela, mas cuidado só irá aparecer o que estiver entre aspas(")

endl: indica que o comando cout acabou, como se fosso um ponto final

Código:

return 0;




Esse comando varia muito dependo
do tipo da função declarado anteriormente. As funções podem retornar valores ou
variáveis que coincidam com o tipo da função. No caso significa que o programa só execute a função apenas uma

vez(se não me engano)
----------------------------------------------------------
Resultado final

Código:

#include
using namespace std;

int main()
{
cout<<"Olá mundo!" << endl;
return 0;
}

------------------------------------------------------------------
O que ira aparecer na tela
Olá Mundo!


----------------------------------------------------------------
bem esse foi o fim de mais um tutorial, talvez eu poste mais alguns do que eu aprendei até agora(Pouco T.T)
-------------------------------
Exercicio(Faça se quiser)
Bem meus tutoriais serão interativos e agora terão uma questão por tuto(talvez mais)
Fernando escreveu:
1-Modifique o programa Oimundo.cpp, para que apareça mais de uma frase
ex:
Olá Mundo!
Que dia lindo!

Caso façam poste aqui os arquivos .cpp
Qualquer duvida poste!
Criticas e sugestões postem tambem