A história do SQL começa em 1970 com a publicação por E. F. Codd, no ACM Journal, de um artigo intitulado “A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks”.
O modelo proposto por Codd é hoje considerado a base de trabalho para qualquer Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR).
A primeira implementação da linguagem SEQUEL foi realizada pela IBM e tinha por objectivo a implementação do modelo de Codd. A evolução desta linguagem veio a dar origem ao SQL.
A primeira implementação comercial de SQL foi realizada pela Relational Software, Inc., hoje conhecida por Oracle Corporation.
Nos dias de hoje, a linguagem SQL é considerada um standard dos Sistemas de Gestão de Base de Dados Relacionais (SGBDR); por isso, todos os fabricantes a integram nos seu produtos.
A linguagem SQL pertence à 4ª Geração das Linguagens de Programação, da qual é a única sobrevivente. Não é, no entanto, uma evolução das linguagens de 3ª Geração (Pascal, BASIC, C, COBOL, FORTRAN), já que estas têm características bem diferentes: Leia mais em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]