BGames
Olá visitante! Seja bem vindo á BGames!

Para ter total acesso ao nosso fórum é preciso que você se registre.

Registre-se Aqui!


PARA VER LINKS E IMAGENS É PRECISO SE REGISTRAR!


BGames
Olá visitante! Seja bem vindo á BGames!

Para ter total acesso ao nosso fórum é preciso que você se registre.

Registre-se Aqui!


PARA VER LINKS E IMAGENS É PRECISO SE REGISTRAR!

BGames
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BGamesEntrar

Fórum de Desenvolvimento de Jogos e Programação


descriptionAprenda a criar seu Gif! (Animação) EmptyAprenda a criar seu Gif! (Animação)

more_horiz


Bem, como muitos pediram, estou postando aqui um tutorial (INTERMEDIÁRIO) de como criar seu próprio GIF.


- Sumário -

- O que são Gifs
- O que são Frames
- Que programas podem ser utilizados
- Iniciando sua animação (Photoshop)
- Aprendendo a fazer 2 animações com velocidades diferentes (Photoshop)
- PSD (arquivo com animação)
- Agradecimentos


- O que são Gifs


um Arquivo .GIF é todo aquele que contém uma animação (movimento repetido de um mesmo objeto feito a partir se uma sequência de Frames). Gifs podem chegar das simples as mais complexas animações.


- O que são Frames


Como já dito, uma animação é feita por VÁRIOS frames e o mesmo nada mais é do que
cada imagem que irá compor sua animação.


- Que programas podem ser utilizados


Existem muitos programas que lidam com esse tipo de trabalho, temos como exemplo:
Photoshop e Adobe Flash player.

Existem outros programas (não muito conhecidos) que tratam do mesmo assunto, se estiver interessado em algum, vá no baixaki que encontrará vários.
Como na WebCheats as pessoas utilizam o photoshop, será com ele que iremos trabalhar nesse tutorial.


- Iniciando sua animação


Primeiro abra o seu programa (no caso o photoshop), na parte superior, vá em WINDOW e depois clique em ANIMATION.
Na parte inferior uma nova aba irá surgir, é nela onde se cria, edita ou deleta seus frames.

Muitas pessoas acabam complicando o processo de criação de um gif, para isso pense da seguinte forma:

Lembra de quando eramos crianças e faziamos aqueles livrinhos com várias páginas das quais ao serem passadas de forma rápida levavam o desenho a se mexer? Então, a animação trata do mesmo assunto (pense em 1 Frame sendo 1 página desse livro).
Procure pensar sempre antes no resultado, nunca tente sair fazendo as coisas do 0.
Exemplo de uma animação simples:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



- Aprendendo a fazer 2 animações com velocidades diferentes


Como colocar 2 objetos animados um com uma velocidade distinta do outro?
O photoshop tem apenas 1 linha de tempo, como faço então?

Calma Calma, irei explicar ^^
A bola (no caso da imagem representada mais acima), sobe e desce com uma velocidade de 0,1 segundos por frame.
Vamos agora adicionar 2 bolas e colocá-las com um tempo de 0,05 segundos.

Mas Aiko-san a bola grande também não vai ficar com tempo de 0,05 segundos?

Sim! PORÉM, para fazer sua velocidade ser a mesma de antes simplesmente a cada 2 frames da bolinha pequena equivaleriam a 1 frame da grande, ou seja, coloque o 1º frame com a bolinha caindo e bola parada, o 2º frame com a bolinha caindo mais um pouco e ai sim você move a bola maior.

Resumindo 2 bolinhas de 0,05 dão uma bola de 0,1...
SIM, ANIMAÇÃO TAMBÉM É MATEMÁTICA (no caso do photoshop)
Se quiser fazer tempos diferentes do tipo, 0,2 com 0,3 segundos terá de fazer uma variação de 6 layers (2 x 3 = 6)

Mas Aiko-san, isso gasta muito tempo e utiliza muitos frames...

SIM! Nunca disse que animação seria algo simples de fazer
Se deseja algo, utilize essa vontade para continuar tentando!

Aqui um exemplo de um gif desse tipo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

- PSD (arquivo para estudar a animação)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Créditos:Lubinha (AnnyPortilla)

descriptionAprenda a criar seu Gif! (Animação) EmptyRe: Aprenda a criar seu Gif! (Animação)

more_horiz
Freeza ta na hora de vc começar a criar tutoriais ! porque so copiar e dividir conosco não ajuda muito, tenta criar uma com oque vc sabe de PS CS !

descriptionAprenda a criar seu Gif! (Animação) EmptyRe: Aprenda a criar seu Gif! (Animação)

more_horiz
Todos tutorias que eu posto aqui são coisas que eu tento fazer dai acho um bom e compartilho ^^
Eu até queria fazer, mais não tenho muito tempo e muito menos paciência ^^

descriptionAprenda a criar seu Gif! (Animação) EmptyRe: Aprenda a criar seu Gif! (Animação)

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder