Você já conheceu uma pessoa que tinha uma personalidade e um estilo tão marcantes que, quando entram em uma sala por exemplo prendeu totalmente sua atenção, e ao sair do ambiente essa pessoa fica registrada em sua memoria?
Publicado em: 10 de outubro de 2011 | Canal: Design | Autor: Gregory Laborde
Você já conheceu uma pessoa que tinha uma personalidade e um estilo tão marcantes que, quando entram em uma sala por exemplo prendeu totalmente sua atenção, e ao sair do ambiente essa pessoa fica registrada em sua memoria? É desta forma que os usuários devem se sentir quando entram e saem do seu site.
Seu site deve possuir uma identidade marcante que se destaque de todos os outros. Quando os usuários saírem do seu site eles devem lembrar-se de sua marca. Usando as cores de forma correta em seu site isso com certeza irá acontecer.
Frequentemente os designers comentem alguns erros drásticos:
Escolhem corres inconsistentes
Utilizam muitas cores
Aplicam as corres nos lugares errados
Quais cores utilizar?
As logomarcas são frequentemente subestimadas, porém quando estamos falando de branding os logotipos se tornam a coisa de máxima importância, eles definem qual a tonalidade de cores que você deve utilizar em seu site fique sempre atento as cores do seu site necessitam ser iguais as do logotipo, para que os usuários se sintam inteirados por sua marca.
Se por acaso as cores utilizadas em sua página não são as mesmas de seu logotipo é bem provável que os consumidores se sintam no lugar errado e também passam a pensar que o seu site não tem um perfil profissional , isso afeta diretamente a relação de confiança entre você ( empresa) e o usuário tornando a volta ao seu site pouco provável.
Deixar as cores de seu site consistentes gera conforto ao usuário durante a navegação em seu site, deixando assim uma ideia de profissionalismo quando a cor utilizada no site for a mesma de seu logotipo.
Atenção não leve tudo ao pé da letra isso não significa que o seu site deve possuir apenas um tipo de cor, você pode variar a saturação de cor e brilho de sua logomarca afim de tornar o seu site mais funcional e dinâmico gerando assim a identidade marcante.
Vamos tomar como exemplo os sites da H & R Block e Amrecia Virgin duas marcas muito bem conceituadas, repare que eles utilizam a cor de seus logotipo como a cor principal em seu site, no entanto trabalharam a cor e saturação para torna-lo mais dinâmico.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eles utilizam preto e branco para o seu fundo e cor do texto, gerando facilidade na leitura do conteúdo, devemos perceber também que o preto e branco não colidem com as cores das logomarcas. Seu site deve sempre possuir um equilíbrio entre preto, branco e a cor de sua logomarca.
Quantas cores devemos utilizar?
Um site com poucas cores é bem mais fácil de lembrar do que um site com muitas cores, mas isso não significa que você deve limitar-se apenas a uma única cor. É bom as vezes utilizar um par de cores caso sua logo seja em tonalidades mais vibrantes, para tornar o seu site visualmente agradável.
Por exemplo os sites da JetBLue e Walmarte são conhecidos por seu azul marcante. A grande maioria dos sites que utilizam azul aplicam uma tonalidade de laranja de uma forma homeopática somente para destacar a navegação ou seja botões e links, isso gera um equilíbrio, tornando o site mais vibrante e dinâmico.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Também fazem uso da ‘chamada de ações’ que é bastante útil para completar as ações do usuário. Caso sua logo marca seja em uma tonalidade escura, mesclar com uma tonalidade mais vibrante é uma forma bastante interessante de tornar o seu site marcante para o usuário, no entanto você pode utilizar uma cor secundária de uma forma bastante moderada de forma que a cor de sua marca predomine.
A BestBuy é uma marca bastante conhecida por seu amarelo, toda via o site utiliza o amarelo com azul escuro. Caso o site fosse projetado em amarelo brilhante os usuários teriam grandes problemas de navegação, pois o amarelo brilhante dificulta a leitura e a utilização dos menus de navegação. Por isso a importância de equilibrar tons vibrantes com tons mais escuros otimizando assim a navegação dos usuários dentro do site.
Onde aplicar cores
Você pode amar cor da sua marca, mas isso não significa que você deve aplicá-lo em todos os lugares em seu site. Há certas áreas em que as cores da marca funcionam de melhor forma. No controle de interface, navegação, menus, caixas, botões, links e campos de pesquisa são as áreas onde você deve aplicar as cores de sua marca. Isso destaca e controla sua interface tornando mais fácil a realização de tarefas do usuário.
Preto e branco são as melhores cores para gerar equilíbrio e facilidade na leitura do conteúdo de seu site pois estas cores já são o padrão de texto na web. Sendo assim aplique as cores corretas nunca esqueça de deixar sua logomarca em evidencia, deixe sua marca positiva na mente dos clientes ao acessarem o seu site.
Nos envie um comentário sobre as suas experiências na utilização de cores em sua página.
Última edição por Melidor em Qua 23 Nov 2011 - 12:46, editado 1 vez(es)