Android é a plataforma do google para dispositivos móveis que equipa um grande número de telefones no mercado. (g1, motorola dext, milestone, nexus one…)

O que preciso para começar a desenvolver para android?
Uma idéia e força de vontade Java - Criando um Helloworld no seu Android. 3666372071. E claro, saber programar em Java. Você NÃO precisa de um hardware (telefone) para isso. A grande maioria dos testes pode ser feito no emulador!
Além disso, Android é uma plataforma de código aberto e o desenvolvimento de programas é amplamente incentivado pelo Google (e pela Motorola, como vamos ver no final do post).
Por onde começar?

O primeiro passo é montar seu ambiente de desenvolvimento.
1) Montar o ambiente padrão fornecido pelo Google. Para isso, você precisará seguir os seguintes passos:
- Instalar o Eclipse ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Instalar o Android SDK (developer.android.com/sdk)
- Instalar o ADT Plugin (developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html)

Todos os links contém as instruções para instalação dos componentes. Caso haja dúvidas, coloque nos comentários!

DICA: Você pode “economizar” os passos acima usando o ambiente do Motodev – que é basicamente a junção de todos os passos acima e mais algumas ferramentas. Para instalar o Motodev Studio vá até a página [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É importante dizer que os aplicativos gerados pelo Motodev Studio funcionarão em todos os telefones, e não só em telefones Motorola.

Passo 1 – Criando o projeto no Eclipse
Abra o Eclipse, vá até File>New>Project
Na tela que aparecer, escolha “Android Project” e clique em “Next”.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Criando um "Android Project"
Após isso, irá aparecer a tela com as configurações de seu projeto android.
Nesta tela, você precisa inserir os seguintes dados:


  • Project name - É o nome do projeto no eclipse.

  • Build Target – É a versão do Android para a qual o seu projeto será direcionado.

  • Application name – É o nome da sua aplicação – o nome que aparecerá no telefone.

  • Package name -  É o package no qual serão criadas as suas classes java.

  • Create Activity – Marque este checkbox e coloque um nome na caixa de texto. À frente explicarei o que é uma Activity.

Depois disso, basta clicar em “Finish”.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Configurando o projeto android

Passo 2 – Imprimindo um texto
Após isso, será criado um novo projeto e dentro dele, na pasta src// você encontrará um arquivo .java com o nome da Activity que você colocou no passo anterior.
Para fazer a sua aplicação imprimir um texto na tela, modifique este arquivo dessa forma:

Código:

package br.com.felipesilveira.hello_world;  
  
import android.app.Activity;  
import android.os.Bundle;  
import android.widget.TextView;  
  
public class HelloWorld extends Activity {  
    /** Called when the activity is first created. */  
    @Override  
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {  
        super.onCreate(savedInstanceState);  
        TextView view = new TextView(this);  
        view.setText("Hello, Android");  
        setContentView(view);  
  
    }  
}  
Parte 3 – Rodando a aplicação no emulador
Para rodar nosso recém criado programa no emulador do google, vá até “Run”>Run as “Android Application”. Uma instância do emulador será criada, com o nosso “HelloWorld” rodando.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Hello World rodando no emulador
O que é uma Activity?
Neste HelloWorld tivemos contato com o primeiro elemento de um código android: A Activity.
Uma Activity é basicamente uma classe gerenciadora de UI (Interface com o usuário). Todo aplicativo android começa por uma Activity. Para saber mais, veja a documentação da classe Activity. Nos próximos artigos falaremos bastante sobre ela, suas características, seu ciclo de vida e como manipulá-la corretamente.
DICA: Além de rodar a aplicação, você pode explorar um pouco o emulador, para conhecer o sistema operacional Android, caso ainda não conheça. Durante o desenvolvimento, o emulador será seu melhor amigo, então essa é a oportunidade para conhecê-lo bem.