Android é a plataforma do google para dispositivos móveis que equipa um grande número de telefones no mercado. (g1, motorola dext, milestone, nexus one…)
O que preciso para começar a desenvolver para android?
Uma idéia e força de vontade . E claro, saber programar em Java. Você NÃO precisa de um hardware (telefone) para isso. A grande maioria dos testes pode ser feito no emulador!
Além disso, Android é uma plataforma de código aberto e o desenvolvimento de programas é amplamente incentivado pelo Google (e pela Motorola, como vamos ver no final do post).
Por onde começar?
O primeiro passo é montar seu ambiente de desenvolvimento.
1) Montar o ambiente padrão fornecido pelo Google. Para isso, você precisará seguir os seguintes passos:
- Instalar o Eclipse ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Instalar o Android SDK (developer.android.com/sdk)
- Instalar o ADT Plugin (developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html)
Todos os links contém as instruções para instalação dos componentes. Caso haja dúvidas, coloque nos comentários!
DICA: Você pode “economizar” os passos acima usando o ambiente do Motodev – que é basicamente a junção de todos os passos acima e mais algumas ferramentas. Para instalar o Motodev Studio vá até a página [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É importante dizer que os aplicativos gerados pelo Motodev Studio funcionarão em todos os telefones, e não só em telefones Motorola.
Passo 1 – Criando o projeto no Eclipse
Abra o Eclipse, vá até File>New>Project
Na tela que aparecer, escolha “Android Project” e clique em “Next”.
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Criando um "Android Project"
Criando um "Android Project"
Após isso, irá aparecer a tela com as configurações de seu projeto android.
Nesta tela, você precisa inserir os seguintes dados:
- Project name - É o nome do projeto no eclipse.
- Build Target – É a versão do Android para a qual o seu projeto será direcionado.
- Application name – É o nome da sua aplicação – o nome que aparecerá no telefone.
- Package name - É o package no qual serão criadas as suas classes java.
- Create Activity – Marque este checkbox e coloque um nome na caixa de texto. À frente explicarei o que é uma Activity.
Depois disso, basta clicar em “Finish”.
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Configurando o projeto android
Configurando o projeto android
Passo 2 – Imprimindo um texto
Após isso, será criado um novo projeto e dentro dele, na pasta src// você encontrará um arquivo .java com o nome da Activity que você colocou no passo anterior.
Para fazer a sua aplicação imprimir um texto na tela, modifique este arquivo dessa forma:
Código:
package br.com.felipesilveira.hello_world;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.widget.TextView;
public class HelloWorld extends Activity {
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
TextView view = new TextView(this);
view.setText("Hello, Android");
setContentView(view);
}
}
Parte 3 – Rodando a aplicação no emulador
Para rodar nosso recém criado programa no emulador do google, vá até “Run”>Run as “Android Application”. Uma instância do emulador será criada, com o nosso “HelloWorld” rodando.
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Hello World rodando no emulador
Hello World rodando no emulador
O que é uma Activity?
Neste HelloWorld tivemos contato com o primeiro elemento de um código android: A Activity.
Uma Activity é basicamente uma classe gerenciadora de UI (Interface com o usuário). Todo aplicativo android começa por uma Activity. Para saber mais, veja a documentação da classe Activity. Nos próximos artigos falaremos bastante sobre ela, suas características, seu ciclo de vida e como manipulá-la corretamente.
DICA: Além de rodar a aplicação, você pode explorar um pouco o emulador, para conhecer o sistema operacional Android, caso ainda não conheça. Durante o desenvolvimento, o emulador será seu melhor amigo, então essa é a oportunidade para conhecê-lo bem.