Créditos FEC-Unicam

Propriedades

Pascal permite a construção de expressões compostas de várias pequenas expressões, desde que os tipos de dados das expressões sejam os mesmos, a ordem em que a expressão é escrita também é levada em consideração. Veja o exemplo:

x * y * z

Neste exemplo em particular, a ordem em que a expressão foi escrita é irrelevante, numa multiplicação, não importa a ordem, o resultado é sempre o mesmo. Mas isto não é verdade para todas as operações, algumas expressões dão resultados diferentes, dependendo de qual operação é realizada primeiro. Veja o exemplo

x + y / 100

Usando parênteses ( ), você pode direcionar o compilador Pascal para executar uma operação primeiro. Por exemplo, para a expressão do exemplo anterior deixar de ser ambígua, você deveria escrever ( x + y ) / 100.

Sem parênteses, o compilador vai efetuar as operações na ordem em que aparecem e seguindo uma certa prioridade, operações com maior prioridade são efetuadas primeiro.

é equivalente a:

x + ( y / 100)

Para tornar seu código mais fácil de ler e manter, é recomendável, deixar explícito e indicado com parênteses qual a operação que deve ser realizada primeiro. Segue abaixo uma tabela de prioridades.

Prioridade Operadores
1 not
2 *, /, div, mod, and
3 +, -, or
4 =, <> , <, <=, >, >=, in