Introdução

A maioria das pessoas que querem aprender a programar começam de maneira errada. Arrumam um compilador ou ambiente de programação e já vão metendo a mão na massa. Esta é a maneira mais frustrante de aprender a programar. Logo, logo estas pessoas vão esbarrar em obstáculos que só serão transpostos com a análise cuidadosa do problema e com a construção de um algoritmo. A lógica de programação e a construção de algoritmos são conhecimentos fundamentais para programar. Construído o algoritmo, você pode, então, codificar seu programa em qualquer linguagem.



"Conte-me e eu esqueço

Mostre-me e eu lembro

Deixe-me fazer e eu aprendo"

Confúcio



Isto é verdade. E baseado nisto é que você deve assimilar as regras básicas da construção de algoritmos e cair em campo para fazer os exercícios. Não olhe as respostas antes. Queime os neurônios e tente até a cabeça doer. No final confira com as respostas. Porém, lembro que muitas vezes um problema pode ser resolvido de várias maneiras. A solução mostrada aqui é apenas uma delas.

Caso você já conheça alguma linguagem de programação, é interessante codificar suas soluções.

O que é um algoritmo

Basicamente, um algoritmo é um conjunto de passos a serem seguidos para a resolução de um problema.

Digamos que você quer que o seu programa calcule a média aritmética entre quatro notas. Para resolver este problema você poderia dar as seguintes ordens ao computador:

Receba as quatro notas do usuário;
Calcule a soma destas quatro notas;
Divida o resultado desta soma por quatro.
Simples não ???

Porém existem algumas regras e convenções que facilitam a nossa vida e nos ajudam a resolver problemas mais complexos.

Sentimos dificuldade em organizar nossos pensamentos e fazer o algoritmo. Para melhorar isso devemos treinar, fazer muitos algoritmos e com o passar do tempo ficaremos com o raciocínio bem flexível.

Após feito o algoritmo você pode codificar seu programa em qualquer linguagem, observando, é lógico, as possibilidades e limitações da linguagem.

Existem várias formas de representar um algoritmo. Aqui utilizarei uma representação em forma de texto. Creio que esta representação facilita na hora da codificação devido a semelhança entre ela e a sintaxe das diversas linguagens.

Tipos de dados

Basicamente existem quatro de tipos de dados. São eles: inteiro, real, caracter e lógico.

Inteiro representa todo e qualquer número que pertença ao conjunto dos números inteiros. Na prática são os números positivos e negativos sem partes decimais. Exemplos: 2; -4; 145; -354.

Real representa todo e qualquer número que pertença ao conjunto dos números reais. Na prática são os números positivos e negativos que tem parte decimal. Exemplos: 3,545; -2,6; 0,157.

Caracter é qualquer dado composto por um conjunto de caracteres alfanuméricos. Os caracteres alfanuméricos são os números, as letras e os caracteres especiais (!,@,#,$,%, etc...). Exemplos: 3d; valor1; nome.

Lógico é um tipo de dado que só pode assumir dois valores.

Spoiler :