Método main(Principal)
O método main é onde o programa inicia. Pode estar presente em qualquer classe. Os parâmetros de linha de comando são enviados para o array de Strings chamado args.
Classes
Exemplo:
Classes internas
Java pode ter classes internas. Exemplos:
Interfaces
Uma interface modela um comportamento esperado. Pode-se entendê-la como uma classe que contenha apenas métodos abstratos. Embora uma classe não possa conter mais de uma super classe, a classe pode implementar mais de uma interface. Exemplo:
Objetos anônimos
Podemos ter também objetos anônimos, aonde não é necessário instanciar o objeto em uma variável para utilizá-lo. Exemplo:
Fonte: Wikipédia
Irei fazer uns tutoriais no netbeans para postar aqui.
O método main é onde o programa inicia. Pode estar presente em qualquer classe. Os parâmetros de linha de comando são enviados para o array de Strings chamado args.
Código:
public class OlaMundo {
/**
* Método que executa o programa
* public = É visto em qualquer lugar da aplicação
* static = é iniciado automaticamente pela JVM, sem precisar de uma instância
* void = Método sem retorno (retorno vazio)
* main = Nome do método, que é obrigatorio ser este. Recebe como parâmetro um array de String.
* String[] args = Array de argumentos que podem ser repassados na chamada do programa.
*/
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Olá, Mundo!"); // Imprime na tela a frase, o famoso Hello World!
}
}
Classes
Exemplo:
Código:
public abstract class Animal {
public abstract void fazerBarulho();
}
public class Cachorro extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("AuAu!");
}
}
public class Gato extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("Miau!");
}
}
Classes internas
Java pode ter classes internas. Exemplos:
Código:
public class Cavalo extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("RIINCH!");
}
// Classe interna e privada. Existe só no contexto da classe "Cavalo".
private class Parasita extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("SQRRT");
}
}
}
Interfaces
Uma interface modela um comportamento esperado. Pode-se entendê-la como uma classe que contenha apenas métodos abstratos. Embora uma classe não possa conter mais de uma super classe, a classe pode implementar mais de uma interface. Exemplo:
Código:
public interface Pesado {
double obterPeso();
}
public interface Colorido {
Color obterCor();
}
public class Porco extends Animal implements Pesado, Colorido {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("Óinc!");
}
// Implementação da interface Pesado
public double obterPeso() {
return 50.00;
}
// Implementação da interface Colorido
public Color obterCor() {
return Color.BLACK;
}
// Uma propriedade só do porco
public boolean enlameado() {
return true;
}
}
Objetos anônimos
Podemos ter também objetos anônimos, aonde não é necessário instanciar o objeto em uma variável para utilizá-lo. Exemplo:
Código:
public class MostraBarulho {
public static void main(String args[]) {
new Cavalo().fazerBarulho(); // Objeto anônimo.
// Abaixo um objeto e classe anônimos!
new Animal() {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("QUAC!");
}
}.fazerBarulho();
}
}
Fonte: Wikipédia
Irei fazer uns tutoriais no netbeans para postar aqui.