Créditos FCE-Unicamp

Representação de Algoritmos

A representação de algoritmos em uma pseudo-linguagem mais próxima às pessoas é bastante útil principalmente quando o problema a ser tratado envolve um grande número de passos. No entanto, para que esses passos possam ser entendidos pelo computador é necessário representar tal algoritmo em uma linguagem de programação.

Pascal Fortran C C++

As linguagens de programação obrigam o uso de formas rígidas na especificação de seus passos, ou seja, obrigam as pessoas a detalharem as operações que deverão ser executadas. Uma dica aqui é refinar a solução do problema de um nível mais abstrato até chegar ao nível de detalhamento que deve ser representado em uma linguagem de programação. Essa prática, além de prover um tipo de documentação, também ajuda muito no tratamento dos erros que eventualmente possam surgir.

Convencionamos aqui que um algoritmo representado em uma linguagem de programação é um programa.

Ex.: programa em Pascal para somar dois números.

program somadoisnum; { esse programa soma dois números e exibe o resultado na tela }

var n1, n2, result : integer;

begin readln(n1); readln(n2); result := n1 + n2; writeln(result); end.

Os algoritmos descritos em pseudo-linguagem não podem ser executados (entendidos) por computadores. É necessário ainda uma fase de tradução da linguagem de programação para a linguagem que a máquina entenda. Essa fase é conhecida por compilação, e é relizada pelo Compilador.

Compilador

traduz o programa escrito em uma linguagem de programação para linguagem de máquina. verifica se as formas rígidas na espeficicação dos passos foi seguida corretamente. compiladores são relacionados diretamente com a máquina para a qual será feita a tradução. gera um arquivo executável do programa descrito.

Pseudo-Linguagem | programador Linguagem de Programação | programador Linguagem de Máquina

Rascunho no Papel | programador Arquivo Texto (fonte) | programador Arquivo Executável