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Fórum de Desenvolvimento de Jogos e Programação


descriptionConceitos e Instalação [XNA] EmptyConceitos e Instalação [XNA]

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O que é XNA?

O XNA (sigla em inglês que significa XNA’s Not Acronymed) é um framework gratuito e robusto com interface amigável desenvolvido pela Microsoft para criar jogos tanto para PC, console XBox 360 e Windows Phone 7. XNA foi projetado pensando nas pessoas que querem fazer seus próprios jogos e acham complicado trabalhar com DirectX, OpenGL e/ou outras APIs. Além disso, é possível encontrar muita coisa pronta feita por outros desenvolvedores para facilitar ainda mais a programação. Mas não pense que é tão fácil usar XNA assim. Então para começar vamos ver como instalar o framework.

Requisitos mínimos de sistema


  • Sistemas Operacionais com Suporte: Windows 7, Windows Vista, Windows XP;
  • Rodar os jogos: placa gráfica que suporte, no mínimo, Shader Model 1.1 e DirectX 9.0c (recomendamos placa gráfica com suporte à Shader Model 2.0, que é exigido por alguns exemplos e kits);
  • Para executar e depurar jogos para Windows Phone, você precisa de uma placa gráfica que suporte, no mínimo, DirectX 10, com suporte WDDM 1.1;
  • Para desenvolver jogos para Xbox 360, você precisa de um disco rígido instalado no seu console Xbox 360;
  • Alguma experiência com C# e programação orientada a objetos;
  • Uma boa idéia;
  • Outros requisitos de hardware para o XNA 4.0 são idênticos aos do Microsoft Visual Studio 2010.


Baixando e Instalando

Faça o download das ferramentas abaixo e instale-as na sequencia apresentada.

  • DirectX
  • Visual C# 2010 Express Edition
  • XNA 4.0(versão lançada em 16/09/2010)
  • Desenvolver para Windows Phone 7

Criando um novo projeto

Após ter instalado todas as ferramenstas, chega a hora tão esperada, o desenvolvimento da primeira aplicação XNA.

1 - No Visual Studio, selecione File –> New –> Project;
2 - Selecione Installed Templates –> Visual C# –> XNA Game Studio 4.0;
3 - No painel a direita (lista de templates), selecione Windows Game (4.0)
4 - Informe um nome para o projeto, no meu caso deixarei o padrão WindowsGame1
5 - Informe a pasta onde deseja salvar seu projeto (a janela deverá e;star semelhante a figura abaixo);
6 - Clique em OK.

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Com o projeto aberto, você deve agora compilar o mesmo para ver se a instalação esta funcionando corretamente. Para fazer isso abra o menu Debug -> Start Debugging ou tecle F5. Nesta hora, duas coisas podem acontecer, a primeira é, abri a tela abaixo.

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Se isto acontecer, significa que esta tudo certo com o seu computador, e ele tem todos os requisitos necessários para você desenvolver jogos com alta definição (HiDef), caso contrário a seguinte janela de erro irá aparecer.

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Se esta janela de erro aparecer, não se preocupe tanto, ainda temos uma opção, mudar a definição do seu jogo para Reach que é um pouco mais limitado, porém provavelmente irá funcionar em seu computador. Para fazer isso clique com o botão direito do mouse no nome do seu projeto que fica no Solution Explorer (a direita da área) e vá até propriedades. Este procedimento pode ser visto na imagem abaixo.

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A aba de propriedades do projeto irá aparecer conforme a imagem abaixoe a unica coisa que você deve fazer é mudar o Game profile para Use Reash to acces a limited API set supported bu Windows Phone, Xbox 360, and Windows. Após fazer isso, você já poderá rodar seu programa com sucesso clicando em F5.

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Escolhendo entre Reach e HiDef

Por padrão, games criados para Windows e XBox360 utilizam a configuração HiDef, enquanto games criados para Windows Phone 7 utilizam Reach. Projetos criados para Windows Phone 7 NÃO podem ser alterados para a configuração HiDef, devido a limitações do hardware dos dispositivos que executam o Windows Phone 7. Isso não quer dizer que você não possa criar jogos em 3D, ou que os jogos criados em Reach são piores graficamente que jogos criados em HiDef. Entretanto, você pode (e, na minha opinião, deve) alterar a configuração de jogos criados para Windows e XBox360 para Reach.


  • Reach como o próprio nome já diz, visa “alcançar” a grande maioria dos dispositivos atuais. Se a sua placa de vídeo for antiga, você provavelmente deve usar Reach.
  • HiDef significa High Definition, ou seja, alta definição. Este profile é para placas de vídeo mais novas.
    Para não deixar a explicação muito superficial, segue uma tabela que indica as limitações de cada profile:


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Se você estiver criando jogos simples, em 2D principalmente, e não utilizar nada muito complexo, provavelmente o seu jogo funciona em Reach. Defini-lo como HiDef apenas inviabilizaria muitos computadores de rodares o jogo, portanto sempre que criar um projeto jogo (Game ou Game library, de Windows ou XBox360) mude o profile para Reach. Se, durante o desenvolvimento, você receber uma exceção indicando que a funcionalidade X não funciona em Reach, ai sim você deve alterar o seu projeto para HiDef, obviamente somente em projetos Windows e XBox360.

Informações Adicionais

Segue uma lista dos formatos que o XNA suporta:

  • Formatos 2D: DDS, BMP, JPG, PNG e TGA
  • Formatos de Áudio: XAP (projeto de áudio gerado pelo XACT Tool), WAV, MP3 e WMA
  • Formatos 3D: X (DirectX) e FBX (Formato da Autodesk, mas já é suportado por alguns softwares free e pela maioria dos softwares de modelagem comercial)
  • Fontes: SpriteFont (Arquivo XML usado pelo XNA onde você pode descrever as características da fonte usada, como: tamanho etc.
  • XML: Suporta arquivos. XML que podem ser usados para armazenar dados do jogo
  • Shaders: Suporta arquivos .FX que são usados para descrever efeitos na renderização de modelos 3D ou 2D.

descriptionConceitos e Instalação [XNA] EmptyRe: Conceitos e Instalação [XNA]

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hm... eu tava querendo saber o que era XNA era só curiosidade + vlw :D
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