Método main(Principal)

O método main é onde o programa inicia. Pode estar presente em qualquer classe. Os parâmetros de linha de comando são enviados para o array de Strings chamado args.

Código:

public class OlaMundo {
  /**
  * Método que executa o programa
  * public = É visto em qualquer lugar da aplicação
  * static = é iniciado automaticamente pela JVM, sem precisar de uma instância
  * void = Método sem retorno (retorno vazio)
  * main = Nome do método, que é obrigatorio ser este. Recebe como parâmetro um array de String.
  * String[] args = Array de argumentos que podem ser repassados na chamada do programa.
  */
  public static void main(String[] args) {
      System.out.println("Olá, Mundo!"); // Imprime na tela a frase, o famoso Hello World!
  }
}


Classes
Exemplo:

Código:

public abstract class Animal {
  public abstract void fazerBarulho();
}
 
public class Cachorro extends Animal {
  public void fazerBarulho() {
      System.out.println("AuAu!");
  }
}
 
public class Gato extends Animal {
  public void fazerBarulho() {
      System.out.println("Miau!");
  }
}


Classes internas
Java pode ter classes internas. Exemplos:

Código:

public class Cavalo extends Animal {
  public void fazerBarulho() {
      System.out.println("RIINCH!");
  }
 
  // Classe interna e privada. Existe só no contexto da classe "Cavalo".
  private class Parasita extends Animal {
      public void fazerBarulho() {
        System.out.println("SQRRT");
      }
  }
}


Interfaces
Uma interface modela um comportamento esperado. Pode-se entendê-la como uma classe que contenha apenas métodos abstratos. Embora uma classe não possa conter mais de uma super classe, a classe pode implementar mais de uma interface. Exemplo:

Código:

public interface Pesado {
  double obterPeso();
}
 
public interface Colorido {
  Color obterCor();
}
 
public class Porco extends Animal implements Pesado, Colorido {
  public void fazerBarulho() {
      System.out.println("Óinc!");
  }
 
  // Implementação da interface Pesado
  public double obterPeso() {
      return 50.00;
  }
 
  // Implementação da interface Colorido
  public Color obterCor() {
      return Color.BLACK;
  }
 
  // Uma propriedade só do porco
  public boolean enlameado() {
      return true;
  }
}


Objetos anônimos
Podemos ter também objetos anônimos, aonde não é necessário instanciar o objeto em uma variável para utilizá-lo. Exemplo:

Código:

public class MostraBarulho {
  public static void main(String args[]) {
      new Cavalo().fazerBarulho(); // Objeto anônimo.
 
      // Abaixo um objeto e classe anônimos!
      new Animal() {
        public void fazerBarulho() {
            System.out.println("QUAC!");
        }
      }.fazerBarulho();
  }
}


Fonte: Wikipédia

Irei fazer uns tutoriais no netbeans para postar aqui.