Introdução



    Este breve tutorial foi criado para suprir a falta de informação sobre a linguagem Objective-C no Brasil, e com isso incentivar sua popularização. Para aqueles que já programam em C, a adaptação ao paradigma de orientação à objetos por meio da linguagem Objective-C ocorre de forma simples e natural, visto que sintaticamente apenas poucas construções são adicionadas. Observamos que no momento este não é um tutorial completo, ou seja, conhecer um pouco de C será não apenas de grande valia, como praticamente necessário para construir programas mais complexos. Devemos salientar também que por enquanto não iremos utilizar o framework "Foundation", nem qualquer outro, nos mantendo nos rudimentos da linguagem.

    A linguagem Objective-C foi criada por Brad Cox e sua empresa, a StepStone Corporation, no início da década de 80. Em 88 ela foi licenciada pela NeXT, tornando-se a linguagem de desenvolvimento do NeXTstep. O suporte do GNU/gcc foi acrescentado em 1992. Em 1994 as empresas NeXT Computer e Sun Microsystems criaram uma especificação do NeXTstep conhecida como OpenStep. A implementação da Free Software Foundation da especificação OpenStep é denominada GNUStep.

    Atualmente Objective-C é utilizada como a principal linguagem de programação do MacOS X, que é baseado no NeXTstep. A versão da Apple do ambiente NeXTStep/GNUStep com adições é denominada Cocoa.



Características



    [Objc keep_it: simple];
    Objective-C é apenas um conjunto de adições à linguagem C. Ela dá ao C suporte à construções orientadas a objetos como as da Smalltalk. 



    [Objc keep_it: elegant];
    Objective-C suporta polimorfismo, posing, categorias, e é uma linguagem dinâmica, com typing e binding dinâmicos. Com Objective-C você pode adicionar classes e categorias em tempo de execução de forma fácil. E tudo isso com uma sintaxe de mensagem simples e elegante: olhe os títulos destas subseções e você já saberá como conversar com os objetos!



    [Objc keep_it: fast];
    Objective-C realiza chamadas de mensagem dinâmicas rapidamente, entre 1,5 e 2,0 vezes  o tempo de uma chamada de função em C.

    Créditos: astro.iag.usp.br :