Bom, devido ao tutorial anterior sobre Querys, vou explicar como funciona a Query com o componente ZQUERY ( ZEOS ACCESS )

Bom, primeiramente você deve estar pensando : Queria saber como eu adiciono um Valor ou Altero um valor na tabela com algum programa no Delphi 7.

Exemplo : Você tem um servidor de qualquer jogo online e você quer coloca algum player VIP ou colocar PONTOS de cash para o mesmo, sendo que você não tem nenhum painel no site ou também você não quer ficar acessando site toda hora para ficar visualizando esse painel.

Então você vai querer um programa que quando você clicar em alguma opção ( pode ser algum Butão ) ele irá dar a quantidade de cash que você informou ou colocar o player vip, agora que entraremos com a parte QUERY

Query = Uma Linha de Comando que Muda, Seleciona , Deleta algum valor na Database.

Mas oque é Database : Database não é nada mais que um lugar que armazena qualquer informação de qualquer coisa.

Exemplo : Você crio uma conta no facebook, então você adicionou um valor na database do facebook para que ele armazena suas informação da sua conta , como : usuário, senha , email , seu nome! se não tivessem inventado a database não tínhamos nada que existe hoje.
Como : Games Online , Redes Sociais , Forums . Isso mesmo, até o nosso fórum bGames não ia existir!

Então Netrunner , eu quero criar um programa pra min adicionar VIP para um jogador, como faço?

Simples , Vamos fazer uma linha de comando como essa :

Código:

Update Accounts set vip = '1' where username = 'Netrunner'

Função : Atualizar a tabela que está as conta dos jogadores e colocar o VIP com o valor 1 ( ativado ) na conta do jogador ( Netrunner )

Mas Netrunner, eu só vou poder alterar um usuário por cada componente zquery? então vou ter que adicionar 1000 componentes quando eu tiver 1000 contas nos games?

Resposta : Não! você pode alterar qualquer conta colocando apenas 1 Componente.

Então como eu faço isso?
R: Ao invés de você colocar o usuário do jogador ( player ) ( usuário ) na query , você coloca apenas um local onde você irá digitar o nome do jogador e capturar.

Exemplo : Você coloca um (Campo de texto = Edit1 ) e coloca pra query pegar esse texto e colocar onde está o usuário.

Então como que vai ficar o Codigo da Query?

A Ideia da Query é ficar assim :

Código:

Update Accounts set vip = '1' where username = Edit1.Text

Resumindo : Quando acontecer o Update da Tabela Accounts e colocar o Set VIP com o valor 1 , ele vai pegar o texto que está digitado no Edit1.

Em Código Delphi :

Código:

begin
query.SQL.Clear; // Limpar Consulta Antes de Realizar outra..

query.SQL.Add('update Account'); //Adicionando Linha por Linha no Comando do Componente

query.SQL.Add('set vip = :vip');  // :vip = String , ele vai pegar quando ele usar o comando ParamByName.

query.SQL.Add('where username= :username');  // :username = String , ele vai pegar quando ele usar o comando ParamByName.

query.ParamByName('username').AsString := Edit1.Text; //Pegando o Valor do Edit1.text para colocar no Campo de Update do Usuário

query.ParamByName('vip').AsString := '1'; //Colocando o VIP = 1

try

query.ExecSQL; //executar consulta ( linha de comando )

Showmessage('VIP Adicionado com Sucesso na Conta :  '+edit1.text); //vai mostrar a mensagem ( VIP ADICIONADO COM SUCESSO NA CONTA QUE ESTÁ NO EDIT1

except  / Se não tiver sucesso na consulta ele irá mostrar um erro que não foi possível realizar a consulta

ShowMessage('Erro ao Colocar VIP na conta! , Erro ao Colocar VIP..'); //Mensagem do Error.
end;
end;

Bom, Qualquer duvida ou sugestão sobre esse tutorial é só postar abaixo.
Att: _Netrunner