Ir em baixo
Swift
Swift

Mensagens : 1431
Pontos : 2160
Evolução : 3
[Tutorial] Programação Orientada à Objetos Reputation_highpos
http://www.bgames.com.br

[Tutorial] Programação Orientada à Objetos Empty [Tutorial] Programação Orientada à Objetos

em Sab 17 Ago 2013 - 12:49
Programação Orientada à Objetos



    O conceito de orientação à objetos é na verdade algo muito simples. Diariamente utilizamos objetos para realizar tarefas, e programar OO não é nada alem disso.

    Programadores mais antigos estão acostumados a pensar a programação separando dados e fuções que seriam aplicadas neles. A própria forma de pensar era diferente; para alguns problemas era óbvia a necessidade de uma integração maior entre os dados e as funções, e isto foi o aparecimento do objeto.

    Tomando um exemplo simples: supomos que você possua uma televisão. A não ser que você seja um milionário ou um professor pardal, essa televisão deve ter saído de uma linha de montagem, sendo assim igual a muitos outros aparelhos do mesmo modelo. Entretanto essa é a sua televisão, e ela possui um número de identificação (ou número serial) único. 

    No exemplo acima e agora traduzindo para o conceito de OO, sua televisão é uma instância da classe televisão. E cada vez que uma nova televisão é produzida, uma nova instância da classe televisão é criada.

    Existem também certas coisas que você pode fazer com a sua televisão, como ligar e desligar, modificar o volume e configurações de cor, ligar o PIP, etc. As funções realizadas com a televisão, em OO, denominam-se métodos. Em alguns casos os métodos são aplicados na instância da classe, em outros eles são aplicados na classe em si. Por exemplo, ligar a televisão seria um método de instância e descobrir quantos televisores foram produzidos por um determinado fabricante seria um método de classe.

    Quando vamos comprar um televisor em alguma loja, costumamos encontrá-los agrupados junto com tocadores de DVD, por exemplo. Bem, isso não se dá por acaso: televisores, assim como tocadores de DVD são eletrônicos, e com isso possuem características e funções em comum. Podemos então pensar nestes dois aparelhos como sendo instâncias de uma classe denominada eletrônicos. Entretanto não queremos instâncias da classe eletrônicos, e sim das classes televisão e toca-DVD, logo dizemos que as classes televisão e toca-DVD são subclasses (ou classes filhas) dasuperclasse (ou classe pai) eletrônicos. Esse é um conceito muito importante em orientação à objetos, e é denominado herança: quando criamos uma subclasse ela herda as características e métodos de sua superclasse. Nesse caso podemos dizer que nunca iremos criar uma instância da classe eletrônicos, logo esta é denominada uma classe abstrata, ou seja, uma classe que serve apenas para ser superclasse de outras classes.





Créditos:
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum