Bgames
Olá visitante! Seja bem vindo ao nosso fórum!

Para você ter total acesso ao nosso fórum é preciso que você se cadastre.

Cadastre-se Aqui!


PARA VER LINKS E IMAGENS É PRECISO SE REGISTRAR!

[Tutorial] Programa e ato de programar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Programa e ato de programar

Mensagem por Swift em Sab 2 Mar 2013 - 9:33

O primeiro passo é entender que, como o computador trata-se de uma máquina, ele em si, não possui nenhuma inteligência. Mas e todas aquelas "maravilhas" que os computadores são capazes de realizar? É neste ponto que desejamos chegar. Se existe alguma inteligência num computador, esta é devido a seus softwares (programas), que "ensinam" a seu conjunto de hardware (parte física), em especial o processador, à realizar cada tarefa, tudo direitinho, passo-a-passo. Nisto se define um programa de computador, e podemos concluir resumidamente que: Um programa de computador é um conjunto de instruções escritas de maneira que um computador possa entender, e assim, realizar determinadas tarefas.
Após termos entendido o que são os programas, para nós, se faz necessário entender alguns pontos importantes no ato de programar. Vamos pensar em um programa simples que, dado um número, retorne seu valor ao quadrado. Em primeiro lugar o programa precisa perguntar ao usuário qual é o número que ele deseja saber seu quadrado, não é mesmo? Após ter pedido o número é necessário guarda-lo em algum lugar, para que após seja possível trabalhar com ele, no nosso exemplo, calcular seu quadrado. O local onde guardamos os dados chama-se variável, mas este conceito ficará mais claro quando escrevermos este programa. Agora, com os dados (neste exemplo apenas um número) armazenados nas variáveis, podemos processa-los (aqui o processamento consiste em pegarmos o número lido e armazenado em uma variável e multiplicarmos por ele mesmo, resultando assim em seu valor ao quadrado) para depois retornarmos a resposta ao usuário. Vamos ver como ficaria este programa escrito em uma pseudo-linguagem:

1 - inicio //Calcula o quadrado de um número informado pelo usuário.
2 -
3 - tipo_inteiro num; //Declaração das variáveis
4 - tipo_inteiro resultado; // ;
5 -
6 - imprima "Informe o número a ser calculado: "; //Escreve o texto entre aspas na tela
7 - leia num; //Ler o valor caractere digitado pelo usuário e armazena na variável num.
8 -
9 - resultado = num * num;
10 - imprima resultado;
11 -
12 - fim
Entendendo o programa "Calcula quadrado": Na linha 1, inicio marca o começo do programa. Ainda na linha 1 e em boa parte do programa encontramos textos escritos após uma barra dupla "//". Esta, diz ao compilador que o texto que vem após ela deve ser ignorado, pois não trata-se de comandos, e sim de comentários. Este, por sua vez, serve para documentarmos o programa, tornando sua leitura e compreensão mais clara.

Nas linhas 3 e 4 temos a declaração das variáveis num e resultado, ambas do tipo inteiro. Falaremos mais sobre os tipos de dados na próxima seção. O ponto-e-vírgula ";" marca o fim da instrução.

Na linha 6 informamos ao computador para exibir o texto entre aspas duplas na tela.

A linha 7, ler, do teclado, o valor digitado pelo usuário e armazena-o na variável num.

Um ponto importante da linha 9 está em sua leitura, que deve ser: resultado recebe num multiplicado por num. O sinal "=" é um atribuidor e não um comparador ( o comparador seria "==" ), logo ele atribui o valor de num * num (sempre da direita para a esquerda) a resultado e não, faz comparação entre os valores, ou seja, é errado ler: resultado é igual a num vezes num. Mas não dá no mesmo? Mais pra frente, quando falarmos sobre comparações veremos que a última leitura citada pode nos levar a conclusões erradas. Conclusão da linha 9: é calculado o valor de num * num e este é atribuído a resultado. resultado passa a possuir o valor de num * num.

Na linha 10 imprimimos o resultado na tela.

A linha 12 diz ao compilador que o código do programa chegou ao fim.

Após visto o programa "calcula quadrado" e termos discutido cada linha, fica clara a idéia do ato programar, que consiste num passo-a-passo detalhado de uma tarefa que desejamos que o computador execute. Note que, ao contrário do que muitos podem imaginar, na maioria das vezes a programação é realizada utilizando métodos bastantes primitivos, como por exemplo, não usamos um comando "calcule o quadrado", mas sim, ensinamos o processador que a multiplicação de um número por ele mesmo resulta em seu quadrado. Na verdade não existem comandos deste tipo. O que existe são funções, "pedaços" de programas, que outros programadores já escreveram. Entenderemos isso melhor quando programarmos em C, onde utilizaremos suas bibliotecas3. Lá veremos a math.h por exemplo, que é uma biblioteca de funções matemáticas. Ela possui funções que calculam não só o quadrado de um número, como seu seno, cosseno e etc. Note que todas estas funções avançadas são constituídas de apenas soma, subtração, multiplicação, divisão e comparação. Acredite! Isso é tudo que um processador sabe fazer.

Spoiler:
Créditos >> comunidadeabiblia <<
avatar
Swift


Mensagens : 1431
Pontos : 2160
Evolução : 3


Ver perfil do usuário http://www.bgames.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum