Afim de eliminar algumas linhas de código com formatações, e ganhar tempo no desenvolvimento de aplicações, você pode trazer diversos dados já formatados do seu banco de dados.
Neste artigo vou mostrar exemplos de MySQL, porém sabendo a sintaxe correta, você pode usar em qualquer banco de dados.

Trazer dados já formatados do banco de dados, economiza algum processamento em tempo de execução de script PHP, já que o banco fará esta parte do trabalho. Mesmo que você tenha um banco de dados muito acessado, o desempenho de realizar consultas pré formatadas é tão bom quanto o de script em tempo de execução.

Alguns dados que você pode trazer formatados são:

Data e hora:
O retorno de uma sintaxe como esta é a formatação da data no formato indicado.

Código:

SELECT DATE_FORMAT('2008-06-25 22:23:00', '%d/%m/%Y %H:%i:%s');


Diferença entre datas:
Calculando a diferença em dias, entre duas datas. O retorno da select abaixo, será 1.

Código:

SELECT DATEDIFF('20087-06-25 23:59:59','2008-06-30');


Selecionar somente determinado intervalo de data:
Desta forma estou trazendo apenas os resultados dos próximos 5 dias a partir da data especificada

Código:

SELECT INTERVAL 5 DAY + '2008-06-25';


Quantidade de linhas de resultado:
Estou solicitando da tabela clientes, os que estejam no estado de SP, e então, trazendo as linhas encontradas.

Código:

SELECT SQL_CALC_FOUND_ROWS * FROM clientes WHERE estado = "SP";
SELECT FOUND_ROWS();


Concatenação de dados:
Você pode trazer concatenados determinados dados ou strings

Código:

SELECT CONCAT('My', 'S', 'QL'); #exemplo do manual do Mysql
SELECT CONCAT(campo1,campo2);


Trazendo parte de uma string:
No exemplo abaixo, o resultado será "meute", pois estou trazendo os primeiros 5 carcteres da string definida.

Código:

SELECT LEFT('meutexto', 5);


Substituindo determinada ocorrência por outra:
No exemplo abaixo, estou trocando o W maiúsculo por minúsculo, direto no select.

Código:

SELECT REPLACE('[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 'W', 'w');


Transformando string em maiusculas (também há o inverso)

Código:

SELECT UPPER('bgames.com.br'); #o resultado desta select será BGAMES.COM>BR


Soma de valores:
Utilizado para somar os valores de um determinado campo especificado pela função SUM()

Código:

SELECT nome, SUM(preco) FROM produtos


O SQL é muito vasto, somente lendo a documentação do seu SGBD é que você saberá as sintaxes corretas, porém em sua grande maioria, as sintaxes padrão funcionarão normalmente.
Os exemplos que demonstrei não são nem 1% de tudo o que você pode fazer. Apenas esclareço que você pode sim, tornar suas consultas melhores e economizando linhas de código, trazendo determinados dados já formatados!