Gostaria de sugerir que abrissem aqui no fórum na área de criação de jogos 3D a área para o blender!
Nova Área para o Blender Blender_logo_tipo
O que você encontra no Blender


Interface personalizável
Com uma interface totalmente personalizável para melhor atender às suas necessidades, você encontra todas as ferramentas de que precisa e as organiza como achar melhor. Alguma melhorias visuais estão presentes, como o anti-aliasing nas fontes (acaba com o efeito “serrilhado” das imagens) e a possibilidade de uso de temas.

Ferramentas de animação
Para compor suas animações, o programa disponibiliza várias ferramentas importantes. Assim, após criar os movimentos individuais do seu personagem, você pode usar um editor não linear de animações para juntar as cenas que produziu previamente e, depois, pode incluir sons com sincronia total, através da ferramenta de áudio integrada. Ainda pode aproveitar um editor de poses, contar com linha do tempo e realizar deformações precisas de armadura.

Efeitos de física e partículas
Os efeitos físicos que podem ser aplicados aos modelos permitem resultados extremamente realistas. Assim, através de um sistema de partículas que pode ser integrado a qualquer objeto, você tem controle total sobre texturas, curvas e vários efeitos e propriedades dos objetos. Há também uma ferramenta especial para simular materiais fluidos, que permite a manipulação de parâmetros como gravidade e viscosidade em certos modelos.

Criação de Jogos
Blender pode ser uma boa opção para desenvolvedores de jogos que procuram uma ferramenta completa e gratuita. Para isso, ele conta com dispositivos de detecção de colisão e simulação de dinâmica, suporte para multimateriais, multitexturas e luminosidade e muitos outros recursos.

Formatos suportados
Para salvar e abrir seus arquivos, o programa suporta uma grande variedade de arquivos populares, incluindo TGA, JPG, PNG, OpenEXR, DPX, Cineon, Radiance HDR, Iris, SGI Movie, IFF, AVI; Quicktime GIF, TIFF, PSD, MOV, entre os 2D; e 3D Studio, AC3D, COLLADA, DEC, DirectX, Lightwave, MD2, Motion Capture, Nendo, OpenFlight, PLY, Pro Engineer, Radiosity, Raw Triangle, Softimage, STL, TrueSpace, VideoScape, VRML, VRML97, Wavefront, X3D Extensible 3D e xfig export.

Como podem ver o blender é um programa muito complexo e muito bom! Ficaria feliz se vocês abrissem essa área!