Ir em baixo
Melidor
Melidor

Mensagens : 1691
Pontos : 4529

Como aprender a Programar? Empty Como aprender a Programar?

em Qua 18 Abr 2012 - 15:17
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
“Do you speak english?”

Se você quer programar bem, mesmo que por “hobby”, aprenda inglês. A maioria do material de qualidade está em inglês e mesmo algumas traduções para o português do Brasil são péssimas, então, antes de estudar qualquer coisa de programação seria interessante estar preparado para ler um texto em inglês.

“Que linguagem aprender primeiro?”
Bom, aqui temos a presença da individualidade, existem linguagens mais fáceis, outras mais difíceis, depende da pessoa.

Outro detalhe importante é orientar o aprendizado a algum assunto em particular que você goste, por exemplo, eu posso estar querendo aprender a programar para criar páginas na internet ou para criar jogos, então posso escolher uma linguagem que possa ser usada para desenvolver um dos temas depois que eu tiver prática.

Uma linguagem bastante comum para quem não tem nenhuma noção de programação é o Pascal, é fácil e tem justamente o propósito educacional, mas, geralmente não é usada em aplicações comerciais.


-> Onde aprender:
Link 2

Se você quer algo mais sofisticado (não é recente) e de uso mais geral só que um pouco mais difícil de aprender pode ser o C padrão Ansi. A linguagem C é “muito antiga” e é de uso genérico você pode criar praticamente qualquer tipo de aplicação usado C e os melhores programas geralmente são feitos em C ou em C++, na verdade é a linguagem preferida do pessoal da “velha guarda”. Mas, alguns iniciantes não se dão muito bem com ela.

O próprio Linux e o Windows são escritos em C.



Onde aprender:Link 1
Link 2

O software necessário.

O Dev-c++ é uma IDE que suporta tanto C como C++ e é muito usado por iniciantes (esta com o desenvolvimento parado).

Mas, o que é uma IDE? Traduzindo seria, ambiente integrado de desenvolvimento, ou seja, para programar você geralmente usa um compilador (que traduz o código-fonte do seu programa para uma linguagem de máquina), um editor de texto (onde você escreve o programa) e um "debbuger" (um programa que serve para ajudar a descobrir erros no software). Um IDE nada mais é do que a junção de tudo isso, ou seja, o DEV tem um editor, o compilador e o "debbuger", além de outras facilidades.

Outro exemplo de IDE, com muitas facilidades é o Visual Studio (MS, suporta várias linguagens atualmente e possui versões pagas e outras "gratis"), ou mesmo o Eclipse (usado para java).

Um dos melhores compiladores é o GCC, um compilador que é padrão em distribuições GNU/Linux, se você é entusiasta do software livre, vai se dar bem com ele.

Então você vai precisar criar paginas dinâmicas usando geralmente uma linguagem que atua no servidor junto com um banco de dados e que retorna o que for solicitado em formato html.

Para criar esse tipo de aplicação você vai precisar aprender PHP, Perl ou Asp.

Vamos a cada uma delas:
Um link sobre o PHP

Onde aprender: Link 1,Link 2 eLink 3

Alguns links sobre ASP:Link 1 e Link 2

Java --Clique aqui
Perl - Clique aqui
Phyton -Clique aqui


Cada linguagem tem suas vantagens, você pode começar com uma e depois “migrar” para outra que se adapte melhor as suas necessidades futuras.


Credito: Melidor e Intruso.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum